NOTÍCIAS
Diminuir Texto Aumentar Texto    Enviar por E-mail Imprimir
ESPECIAL TECNOLOGOS
Fonte: CONTER
19/07/2011
Laércio Tomaz/Assessoria de Imprensa - CONTER

A posição do Tecnólogo em Radiologia no mercado de trabalho ainda é uma incógnita. Embora existam entidades representativas da categoria e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) reconheça a profissão dentro da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), os profissionais ainda não contam com uma lei que regulamente a profissão e deixe claro os direitos e deveres da classe.

Todos os dias, o CONTER recebe reclamações e denúncias de tecnólogos que estão sendo desrespeitados Brasil afora. De acordo com a presidenta da instituição, Valdelice Teodoro, o volume da demanda desperta a necessidade de ações práticas e objetivas para corrigir as inversões e dimensionar um mercado de trabalho mais justo para a categoria.

“Se por um lado temos que nos ocupar da regulamentação da profissão do tecnólogo em radiologia, por outro, temos responsabilidade ainda maior com a formação dos novos profissionais. De modo geral, vale salientar que os alunos hoje em dia são formados com grandes deficiências no que diz respeito às especificidades da profissão e quando são exigidos pelo mercado de trabalho, deixam a desejar em diversos aspectos. Precisamos reavaliar o currículo escolar, identificar as carências e corrigir as lacunas na formação dos tecnólogos”, argumenta a presidenta do CONTER.

Diante do quadro, o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) decidiu realizar um evento inédito na última sexta-feira (15), com o objetivo de discutir as diretrizes dos cursos de Tecnólogo em Radiologia que existem no Brasil, tomar ações práticas para a melhoria do currículo escolar e dimensionar melhor o campo de trabalho dos tecnólogos.

Cerca de 50 coordenadores de cursos tecnológicos, autoridades do MEC, da Anvisa e do Sistema CONTER/CRTRs participaram do  I Encontro dos Coordenadores dos Cursos Superiores de Radiologia, que deve se consolidar como estratégia fundamental na busca pela dignidade na profissão.

Saiba mais:

Ações do CONTER junto aos órgãos federais e estaduais para a construção da qualidade dos cursos superiores de tecnologia radiológica

Cursos superiores de tecnologia: Desafios para a consolidação da formação e da profissão

A inserção do Tecnólogo em Radiologia no mercado de trabalho: uma visão da Vigilância Sanitária

Trabalhos de grupo dos coordenadores de cursos superiores em radiologia

 



Nome:

E-mail:

Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 1ª Região - SRTVN QD 701, Ed. Brasília Radio Center, Ala A, 2º Andar, Sls. 2060, 2061 e 2062 - Asa Norte – Brasília/DF - CEP: 70.719-900 - (61) 3328-4228 / 3328-0689 - WhatsApp: (61) 9 8252-9275 - Redes sociais: @crtrdf. © 2024 - Todos os direitos reservados - Produzido por Guinaweb - Ateliê Designer

Nome:

E-mail:

Mensagem:


 

Nome:

E-mail:

Tipo:


 

Este espaço é dedicado para você que estã diante de uma situação de irregularidade ou exercício ilegal da profissão e quer denunciar para que apuremos o fato e os infratores sejam punidos. Para denunciar, pedimos que você se identifique e preencha os dados abaixo. Garantimos o sigilo total dos seus dados, apenas exigimos a identificação para evitar denúncias infundadas e trotes.
Nome:

E-mail:

Telefone:

Cidade:

Estado:

Descrição da denúncia (relacione todas as informações que tem sobre a situação, como nomes, endereço, telefones, infrações etc. Cada detalhe nos ajuda a investigar e punir quem exerce ilegalmente a profissão ou não cumpre as normas de segurança da área)

 

Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Destinatário:

E-mail do Destinatário:

Mensagem: