NOTÍCIAS
Diminuir Texto Aumentar Texto    Enviar por E-mail Imprimir
Técnicos do HPS denunciam vazamento em aparelhos de raio-X
Fonte: correio do povo - Porto Alegre
19/08/2011

Os técnicos em Radiologia do Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre, encaminharam denúncia à Câmara de Vereadores da Capital de que os equipamentos de raio-X disponíveis na instituição apresentam vazamento. Segundo uma servidora – que não quer se identificar – há laudos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) atestando o problema.

Conforme o documento, foram instalados cinco equipamentos em 1944 (ano em que o hospital foi fundado), mas apenas dois funcionam até hoje. Nenhum deles, no entanto, para atendimento a politraumatizados (paciente com diversas fraturas), comuns em acidentes graves. Em média, são atendidas 200 pessoas por dia no local.

Apesar do HPS ser referência para vítimas de acidentes na Região Metropolitana, Vale do Sinos, Litoral e Interior do Estado, a servidora explicou que a qualidade dos exames está prejudicada porque as imagens saem borradas na revelação das chapas. Segundo ela, não há definição suficiente para que os pacientes recebam um laudo de um médico da Radiologia. "Quando se consegue uma imagem boa, a máquina que faz a revelação arranha o filme. Sai uma porcaria. Há 15 anos, quando eu entrei no HPS, não era um raio-x de qualidade, mas era bem melhor."

Ainda segundo a servidora, não há manutenção dos equipamentos. "Quem faz o atendimento me disse que quando os aparelhos estragam, não têm peças de reposição. São muito antigos, tem que jogar no lixo e comprar novo”, argumentou. “Mês passado, dois colegas morreram de câncer. Eu também já tive câncer. Está vazando radiação”, enfatizou.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclareceu, em nota, que o HPS conta com sete aparelhos de raio-X (dois portáteis) e um tomógrafo computadorizado. De acordo com a secretaria, dois estão em reparos, mas devem voltar a funcionar ainda hoje. Os pacientes de exames de coluna e de abdômen são encaminhados para o Hospital Cristo Redentor ou para o Hospital de Clínicas, sem prejuízo de atendimento, segundo a secretaria.

Clique aqui e veja mais fotos.



Nome:

E-mail:

Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 1ª Região - SRTVN QD 701, Ed. Brasília Radio Center, Ala A, 2º Andar, Sls. 2060, 2061 e 2062 - Asa Norte – Brasília/DF - CEP: 70.719-900 - (61) 3328-4228 / 3328-0689 - WhatsApp: (61) 9 8252-9275 - Redes sociais: @crtrdf. © 2024 - Todos os direitos reservados - Produzido por Guinaweb - Ateliê Designer

Nome:

E-mail:

Mensagem:


 

Nome:

E-mail:

Tipo:


 

Este espaço é dedicado para você que estã diante de uma situação de irregularidade ou exercício ilegal da profissão e quer denunciar para que apuremos o fato e os infratores sejam punidos. Para denunciar, pedimos que você se identifique e preencha os dados abaixo. Garantimos o sigilo total dos seus dados, apenas exigimos a identificação para evitar denúncias infundadas e trotes.
Nome:

E-mail:

Telefone:

Cidade:

Estado:

Descrição da denúncia (relacione todas as informações que tem sobre a situação, como nomes, endereço, telefones, infrações etc. Cada detalhe nos ajuda a investigar e punir quem exerce ilegalmente a profissão ou não cumpre as normas de segurança da área)

 

Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Destinatário:

E-mail do Destinatário:

Mensagem: