NOTÍCIAS
Diminuir Texto Aumentar Texto    Enviar por E-mail Imprimir
CRTR/1ª REGIÃO PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CLDF
Fonte: Imprensa CRTR 1ª Região
13/08/2019

    Em audiência pública na manhã de quinta-feira (8) o CRTR 1ª Região por meio do seu Presidente TR.Valcir dos Santos e os parlamentares da Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle da CLDF cobraram resultados dos diretores do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGES-DF) durante apresentação do relatório de atividades do primeiro quadrimestre da Secretaria de Saúde. Após exposição dos técnicos da Secretaria, os deputados Jaqueline Silva (PTB), Leandro Grass (Rede) e Jorge Vianna (Podemos) questionaram sobre a queda na cobertura da atenção primária e a carência de médicos nas unidades de saúde, além do crescimento dos casos de dengue no DF, entre outros indicativos.

     A presidente do colegiado, deputada Jaqueline Silva, se mostrou perplexa com a falta de profissionais de saúde, o que vem comprometendo os atendimentos relativos à atenção primária. Acrescentou que a UTI Pediátrica do Hospital de Santa Maria "corre sério risco de fechar" devido à carência de profissionais.

   Em resposta, o secretário adjunto de Saúde, Sérgio Luiz da Costa, disse que não há intenção de fechamento daquela UTI e alegou que os serviços passam por um "processo de transição". Ele lembrou que a conversão da categoria médica para a atenção primária exige que muitos especialistas passem por etapas de capacitação e qualificação. Não apenas os médicos, mas também outros profissionais que aderiram à categoria de agentes comunitários necessitam de capacitação, complementou. Anunciou que a secretaria aguarda autorização para a realização de concurso público para 106 médicos na área de Saúde da Família. Alegou ainda que a mudança de estratégia pela qual a gestão de saúde pública vem passando, a qual ele qualificou como "audaciosa", demanda tempo e transição.

    Em contraponto, Jaqueline Silva disse aos diretores do IGES presentes na audiência: "Torcemos para que o trabalho do IGES dê certo, mas por enquanto a comunidade está reclamando". Do mesmo modo, o deputado Leandro Grass frisou que o Instituto, que a princípio se mostrou uma "panaceia", ainda não cumpriu nenhuma das promessas de melhora na saúde pública do DF. "Passaram seis meses e não vimos os resultados prometidos", afirmou. Ele mostrou ainda preocupação com a "transparência ativa" das informações e cobrou acessibilidade digital dos dados da Secretaria de Saúde.  

VEJA AS FOTOS DA AUDIÊNCIA

VEJA O VÍDEO DA POSIÇÃO DO CONSELHO NA AUDIÊNCIA


19/08/2019 - NOTA DE PESAR
Falecimento do Diretor Tesoureiro do CRTR 1ª Região

27/06/2019 - COMRAD 1ª EDIÇÃO
Congresso Multidisciplinar de Radiologia do DF – COMRAD – Inovações Tecnológicas.

17/06/2019 - 1º SEMINÁRIO DE RADIOLOGIA DO HOSPITAL MATERNO INFANTIL DE BRASÍLIA
Atualização Profissional


Nome:

E-mail:

Endereço: SRTVN 701 Ed. Brasília Rádio Center, Ala B, 2 Andar, Sala 2001 - CEP: 70719-900 Brasília - DF - Fone: (61) 3328-0689
© 2019 - Todos os direitos reservados - Produzido por Guinaweb - Ateliê Designer

Nome:

E-mail:

Mensagem:


 

Nome:

E-mail:

Tipo:


 

Este espaço é dedicado para você que estã diante de uma situação de irregularidade ou exercício ilegal da profissão e quer denunciar para que apuremos o fato e os infratores sejam punidos. Para denunciar, pedimos que você se identifique e preencha os dados abaixo. Garantimos o sigilo total dos seus dados, apenas exigimos a identificação para evitar denúncias infundadas e trotes.
Nome:

E-mail:

Telefone:

Cidade:

Estado:

Descrição da denúncia (relacione todas as informações que tem sobre a situação, como nomes, endereço, telefones, infrações etc. Cada detalhe nos ajuda a investigar e punir quem exerce ilegalmente a profissão ou não cumpre as normas de segurança da área)

 

Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Destinatário:

E-mail do Destinatário:

Mensagem: