NOTÍCIAS
Diminuir Texto Aumentar Texto    Enviar por E-mail Imprimir
A IMPORTÂNCIA DE TER UM CONSELHO DE FISCALIZAÇÃO DA PROFISSÃO
Fonte: Ascom CONTER
02/09/2019

A fiscalização do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia de Brasília (CRTR1ª Região) esteve em um hospital veterinário para fazer uma fiscalização dirigida, após receber denúncia de exercício ilegal das técnicas radiológicas e flagrou a realização de exames radiológicos em animais por pessoa não habilitada.   

A formação mínima para operar equipamento emissor de radiação ionizante em qualquer área ou setor é a de Técnico em Radiologia. A legislação que regula o exercício da profissão de veterinário até permite que esses profissionais façam radiografias em animais. Entretanto, o médico não pode delegar essa atividade a auxiliares sem formação específica na área do radiodiagnóstico.

O Presidente da Coordenação Regional de Fiscalização (Corefi) do CRTR1, TR. Fernando Gerber Filho, destaca um fator preocupante do caso: a quantidade de radiação absorvida pela pessoa autuada. De acordo com os dados apurados no Relatório Individual de Doses do local, a pessoa registrou doses bem superiores às recomendáveis pela Portaria nº 453/08 do SVS/MS. Isso demonstra o desconhecimento dessa pessoa quanto às recomendações de proteção radiológica, típico de quem não possui a devida formação profissional”, afirma.

A Agente Fiscal TR. Missilene de Sousa Nogueira autuou a empresa por contratação e acobertamento de pessoa não habilitada para o exercício da profissão e também o infrator, por exercício ilegal da profissão. Foram abertos processos administrativos no âmbito do CRTR para apurar os fatos. As multas para essas infrações são de R$ 6.908,11 e de R$ 3.435,87, respectivamente.

O caso ilustra a importância das denúncias para uma ação em tempo real da fiscalização

 


11/09/2019 - SORTEIO PARA SUPERVISORES DAS APLICAÇÕES DAS TÉCNICAS RADIOLOGICAS
ATUALIZE SUA INSCRIÇÃO NO REGIONAL

13/08/2019 - CRTR/1ª REGIÃO PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CLDF
FISCALIZANDO A GESTÃO PÚBLICA

27/06/2019 - COMRAD 1ª EDIÇÃO
Congresso Multidisciplinar de Radiologia do DF – COMRAD – Inovações Tecnológicas.


Nome:

E-mail:

Endereço: SRTVN 701 Ed. Brasília Rádio Center, Ala B, 2 Andar, Sala 2001 - CEP: 70719-900 Brasília - DF - Fone: (61) 3328-0689
© 2019 - Todos os direitos reservados - Produzido por Guinaweb - Ateliê Designer

Nome:

E-mail:

Mensagem:


 

Nome:

E-mail:

Tipo:


 

Este espaço é dedicado para você que estã diante de uma situação de irregularidade ou exercício ilegal da profissão e quer denunciar para que apuremos o fato e os infratores sejam punidos. Para denunciar, pedimos que você se identifique e preencha os dados abaixo. Garantimos o sigilo total dos seus dados, apenas exigimos a identificação para evitar denúncias infundadas e trotes.
Nome:

E-mail:

Telefone:

Cidade:

Estado:

Descrição da denúncia (relacione todas as informações que tem sobre a situação, como nomes, endereço, telefones, infrações etc. Cada detalhe nos ajuda a investigar e punir quem exerce ilegalmente a profissão ou não cumpre as normas de segurança da área)

 

Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Destinatário:

E-mail do Destinatário:

Mensagem: