NOTÍCIAS
Diminuir Texto Aumentar Texto    Enviar por E-mail Imprimir
CRTR/1ª Região no Monitoramento do Combate ao Novo Coronavírus
Fonte: Comunicação CRTR/1ª Região
24/06/2020

 

    O Conselho Regional de Radiologia da 1ª Região (CRTR/1ª Região) oficializou nas últimas semanas, todas as Instituições de Saúde localizadas nos municípios integrantes da RIDE, cobrando protocolos de atendimento, segurança e monitoramento de casos de COVID-19, além de tratar também, sobre a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para os profissionais das técnicas radiológicas que atuam no atendimento à pacientes com sintomas do novo Coronavírus.

     Tal procedimento tem por necessidade assegurar aos profissionais registrados no Conselho Regional de Técnicos em Radiologia o exercício pleno de suas atividades profissionais, o qual é de suma importância no combate à pandemia, dentro das normas de segurança, visando conter a propagação de contágio e a transmissão do novo Coronavírus (COVID-19), e para que possam desempenhar suas obrigações de forma segura, assim como calcular seus impactos no exercício profissional.

       Segundo o Presidente da Coordenação Regional de Fiscalização do CRTR/1ª Região TR. Fernando Gerber, a nossa preocupação e prioridade com tais procedimentos é em relação à segurança dos profissionais das técnicas radiológicas lotados nessas Instituições de Saúde, frente à aludida pandemia, haja vista que temos uma crescente no número de contágios dos profissionais da radiologia.

       As Instituições de Saúde tem o prazo de até 10 dias para responderem aos questionamentos, e os que não responderem, uma denúncia será encaminhada aos órgãos competentes, entre eles Ministério da Saúde, Vigilância sanitária e Ministério do Trabalho, para as providências julgadas cabíveis.

QUESTIONAMENTOS

1.   Frequência e quantidade de EPI’s próprios disponibilizados aos profissionais das técnicas radiológicas durante a jornada de trabalho;

2.   Existência de protocolos de segurança, proteção e desparamentação para os referidos profissionais;

3.  Número de casos confirmados de COVID-19 entre estes profissionais (em caso positivo, é solicitado o preenchimento do formulário de monitoração CONTER);

4.   Em qual frequência, onde e em quais condições são realizados testes rápidos (sangue ou swab) para o COVID-19 nos profissionais da radiologia;

5.   Existência de protocolo de atendimento para pacientes com suspeita e para pacientes com positivo para o COVID-19;

6.  Existência de protocolo emergencial para substituição de profissionais da radiologia contaminados pelo novo Coronavírus. Caso positivo, é solicitado informar quais (exemplo: concurso ainda em vigor ou contratação temporária nos moldes da CLT); e

7.   Se houve suspensão, demissão ou redução de carga horária na radiologia, sendo este último proporcional ao salário, conforme prevê Decreto Federal emergencial do Ministério do Trabalho.

     Segundo fala do Presidente do Regional Valcir dos Santos  "O Conselho de Radiologia aguarda as respostas dessas instituições, esperançoso que estão cumprindo com as determinações e os protocolos do Ministério da Saúde no combate a pandemia" .

 

 


02/06/2020 - Atendimento Agendados de Segunda a Sexta
Veja o Protocolo-COV.ID 19 Estabelecido pelo CRTR 1ª Região

30/05/2020 - Ferramenta Essencial Para Diagnosticar
A importância da tomografia computadorizada em tempos de COVID-19

08/04/2020 - PROTEÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS
Canal de Informações e Denúncias Sobre Coronavírus


Nome:

E-mail:

Endereço: SRTVN 701 Ed. Brasília Rádio Center, Ala B, 2 Andar, Sala 2001 - CEP: 70719-900 Brasília - DF - Fone: (61) 3328-0689
© 2020 - Todos os direitos reservados - Produzido por Guinaweb - Ateliê Designer

Nome:

E-mail:

Mensagem:


 

Nome:

E-mail:

Tipo:


 

Este espaço é dedicado para você que estã diante de uma situação de irregularidade ou exercício ilegal da profissão e quer denunciar para que apuremos o fato e os infratores sejam punidos. Para denunciar, pedimos que você se identifique e preencha os dados abaixo. Garantimos o sigilo total dos seus dados, apenas exigimos a identificação para evitar denúncias infundadas e trotes.
Nome:

E-mail:

Telefone:

Cidade:

Estado:

Descrição da denúncia (relacione todas as informações que tem sobre a situação, como nomes, endereço, telefones, infrações etc. Cada detalhe nos ajuda a investigar e punir quem exerce ilegalmente a profissão ou não cumpre as normas de segurança da área)

 

Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Destinatário:

E-mail do Destinatário:

Mensagem: