NOTÍCIAS
Diminuir Texto Aumentar Texto    Enviar por E-mail Imprimir
fiscalização em Conjunto com o COREN-DF
Fonte: Imprensa CRTR 1ª Região
12/04/2022

   No último dia 07 de abril de 2022, O CRTR 1ª Região  e COREN-DF  realizaram fiscalização em conjunto no IHBDF ; foto(Bruna- Agente fiscal COREN-DF, Missilene-Agente Fiscal do CRTR,  estagiária COREN-DF e Daniela-Agente Fiscal do CRTR), após denúncias,  os dois órgãos acordaram em realizar uma diligências ao hospital gerido pelo IGESDF.  A fiscalização ocorreu no setor de Hemodinâmica, que faz parte da unidade de radiologia. 

  A Hemodinâmica constitui o campo chamado Radiologia Intervencionista e estuda os meios de circulação e pressão sanguíneas para diagnosticar e tratar doenças vasculares. A técnica pode ser aplicada, por exemplo, em procedimentos de embolizações de vasos em órgão tumorais hepáticos, contenção de hemorragias, tratamento de aneurismas, retirada de cálculos biliares e corpos estranhos, aneurismas cerebrais, além dos mais procedimentos mais conhecidos, o cateterismo cardíaco e a angioplastia.A  área de Hemodinâmica é regulamentada pela Resolução CONTER Nº 03/2006 , nela são definidas as atribuições e competência dos profissionais das Técnicas Radiológicas.

    As duas comissões de fiscalização encontraram algumas irregularidades, como  a não observação das atribuições e competências dos técnicos em enfermagem, o  espaço físico em desacordo  com a A RDC 330 foi revogada pela RDC 611/2022 que entrou em vigor em 1 de abril. Outra irregularidade  a falta de técnicos em radiologia no setor, fazendo o setor ficar alguns horários sem esse profissional, prejudicando diretamente o paciente e por seguinte funcionamento do setor. 

    Segundo a Fiscal Daniela do CRTR 1ª Região , "o Profissional da Radiologia é quem deve operar o equipamento de escopia e raios- x  para geração de imagens  e preparação dessas imagens para orientação para  o médico no setor".  

 

  Para Missilene Nogueira, fiscal do CRTR 1ª Região, "além da operação de equipamentos de imagens, alguns procedimentos complementares são de atribuição  de técnicos e tecnólogos em Radiologia. Existem diversas possibilidades de atuação na área de radiologia. É importante detectá-las para que o profissional da Radiologia enxergue todas as suas possibilidades de atuação e ocupe todos os seus respectivos espaços de trabalho".

   Com base nos relatórios de fiscalização do CRTR 1ª Região e COREN-DF , será elaborado oficio para o IGESDF para que regularize  os apontamentos dos dois órgãos.


05/05/2022 - RESULTADO ELEIÇÃO DO CRTR 1ª REGIÃO
Confira os resultados das Eleições Unificadas do Sistema CONTER/CRTRs

27/04/2022 - VOTAObrigatorio RADIOLOGIA 2022
candidatos elegíveis ao pleito e de eleitores aptos a votar

03/01/2022 - VOTA RADIOLOGIA 2022
prazo para esclarecimentos e recursos


Nome:

E-mail:

Endereço: SRTVN 701 Ed. Brasília Rádio Center, Ala B, 2 Andar, Sala 2001 - CEP: 70719-900 Brasília - DF - Fone: (61) 3328-0689
© 2022 - Todos os direitos reservados - Produzido por Guinaweb - Ateliê Designer

Nome:

E-mail:

Mensagem:


 

Nome:

E-mail:

Tipo:


 

Este espaço é dedicado para você que estã diante de uma situação de irregularidade ou exercício ilegal da profissão e quer denunciar para que apuremos o fato e os infratores sejam punidos. Para denunciar, pedimos que você se identifique e preencha os dados abaixo. Garantimos o sigilo total dos seus dados, apenas exigimos a identificação para evitar denúncias infundadas e trotes.
Nome:

E-mail:

Telefone:

Cidade:

Estado:

Descrição da denúncia (relacione todas as informações que tem sobre a situação, como nomes, endereço, telefones, infrações etc. Cada detalhe nos ajuda a investigar e punir quem exerce ilegalmente a profissão ou não cumpre as normas de segurança da área)

 

Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Destinatário:

E-mail do Destinatário:

Mensagem: