NOTÍCIAS
Diminuir Texto Aumentar Texto    Enviar por E-mail Imprimir
Tratamento "Cavalo de Tróia"
Fonte: http://hypescience.com/cancer-desaparece-apos-tratamento-que-utiliza-virus/
03/01/2013

Câncer desaparece após tratamento que utiliza vírus

Usando a famosa estratégia do “cavalo de Troia” (em que um “presente” aparentemente inofensivo vem carregado de “soldados”), cientistas conseguiram destruir tumores de próstata em cobaias – tratamento que, se mostrar resultados igualmente bons em humanos, pode revolucionar o combate ao câncer.

No lugar de um cavalo, a equipe usou macrófagos (“células brancas”, do sistema imunológico, que atacam organismos invasores) e, ao invés de soldados gregos, um tipo de vírus capaz de se tornar “passageiro” de células brancas e driblar o sistema imunológico.

“Cavalo de Tróia” é usado para matar células cancerosas

Depois de um tratamento com quimioterapia ou radioterapia, o corpo envia uma grande quantidade de células brancas para recuperar a região afetada. “Nós aproveitamos essa onda para coletar quantas dessas células pudermos para levar os vírus ao centro do tumor”, explica a professora Claire Lewis, da Universidade de Sheffield. Eles iniciaram o tratamento dois dias depois de encerrar as seções de quimioterapia.

Algas podem matar células de câncer

No começo, cada macrófago continha apenas poucos vírus. Depois que os tumores foram invadidos, contudo, os vírus começaram a se multiplicar e, em apenas 12h, cada macrófago liberou cerca de 10 mil vírus – que infectaram e mataram as células cancerígenas.

Garota de 17 anos inventa nanopartícula que mata células cancerosas

O tratamento foi um sucesso. “Ele erradica completamente o tumor e o impede de crescer novamente”, destaca Lewis. Ao final de 40 dias, todos os ratos estavam vivos e não tinham qualquer sinal de câncer – muitos dos que receberam outros tratamentos, contudo, não sobreviveram ou tiveram tumor recorrente.

Embora considere o tratamento extremamente promissor, a pesquisadora lembra que outras descobertas que funcionaram com ratos não tiveram bons resultados em humanos. Assim, ela pretende fazer testes com voluntários já no próximo ano.



Nome:

E-mail:

Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 1ª Região - SRTVN QD 701, Ed. Brasília Radio Center, Ala A, 2º Andar, Sls. 2060, 2061 e 2062 - Asa Norte – Brasília/DF - CEP: 70.719-900 - (61) 3328-4228 / 3328-0689 - WhatsApp: (61) 9 8252-9275 - Redes sociais: @crtrdf. © 2024 - Todos os direitos reservados - Produzido por Guinaweb - Ateliê Designer

Nome:

E-mail:

Mensagem:


 

Nome:

E-mail:

Tipo:


 

Este espaço é dedicado para você que estã diante de uma situação de irregularidade ou exercício ilegal da profissão e quer denunciar para que apuremos o fato e os infratores sejam punidos. Para denunciar, pedimos que você se identifique e preencha os dados abaixo. Garantimos o sigilo total dos seus dados, apenas exigimos a identificação para evitar denúncias infundadas e trotes.
Nome:

E-mail:

Telefone:

Cidade:

Estado:

Descrição da denúncia (relacione todas as informações que tem sobre a situação, como nomes, endereço, telefones, infrações etc. Cada detalhe nos ajuda a investigar e punir quem exerce ilegalmente a profissão ou não cumpre as normas de segurança da área)

 

Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Destinatário:

E-mail do Destinatário:

Mensagem: