NOTÍCIAS
Diminuir Texto Aumentar Texto    Enviar por E-mail Imprimir
diagnósticos e tratamentos - novos procedimentos da ANS
Fonte: Midiacon
25/08/2011
Radioterapia Tridimensional

Os pacientes portadores de câncer serão bastante beneficiados com o novo Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde publicado recentemente pela ANS como obrigatório a ser seguido pelos convênios e planos de saúde.

O oncologista André Murad aponta como uma das conquistas a grande quantidade de cirurgias por vídeo: foram incluídas 41 novas operações que, em grande parte são minimamente invasivas, ou seja, com cortes pequenos e monitoradas por uma micro-câmera.

A Videolaparoscopia é realizada na cavidade abdominal e utilizada na retirada de tumores. Ela é usada principalmente em casos de câncer no intestino, explica o especialista "Uma ressecção de parte do intestino para o tratamento de um câncer do intestino grosso por videolaparoscopia significa um procedimento menos agressivo, mais seguro e de mais rápida recuperação para os pacientes. Foi sem dúvida um grande avanço da Medicina dos último anos".

Os tratamentos contra o câncer também foram incluídos, através da Radioterapia Tridimensional para Sistema Nervoso Central e de Mama. Ela também é uma opção para combater o câncer de próstata.

Segundo Murad, este é um tratamento eficiente porque, ao contrário da quimioterapia, atinge somente as células doentes do organismo, através de radiação. Hoje, é possível fazer a radioterapia pelo SUS, mas o encaminhamento nem sempre é rápido além de burocrrático.

Atualmente, os pacientes chegam a gastar, em média, na rede particular R$500,00 por sessão. "É um valor muito alto, tendo em vista que são necessárias pelo menos 25 sessões", analisa.

O especialista também comemora a inclusão do exame Pet-scan oncológico, para pacientes portadores de câncer colo retal. Esta é uma modalidade de diagnóstico por imagem. Através dele, os médicos avaliam como os órgãos estão funcionando.

André Murad conta que o Positron Emission Tomography ou, em português, Tomografia por Emissão de Pósitrons irá beneficiar também aqueles que precisam diagnosticar tumores no pulmão. "O PET-CT propicia diagnósticos e a identificação do estágio do câncer de forma mais segura. Ele também define melhor alterações após a terapêutica em relação aos exames convencionais, indicando se são alterações benignas residuais ou persistência do tumor".

As novas regras passam a valer a partir de 1º de janeiro de 2012. Para André Murad, o ideal seria que as pessoas pudessem solicitar imediatamente, tendo em vista que o tempo é um fator determinante para pacientes com câncer "Acho que a inclusão desses procedimentos são vitórias especialmente para os pacientes, mas existem pessoas que não podem esperar seis meses para um diagnóstico ou um procedimento", conclui.

A Resolução Normativa 262 incluiu 69 itens entre tratamentos, exames e cirurgias, na lista de cobertura obrigatória por parte dos planos de saúde. Os clientes dos planos contratados a partir de 1º de janeiro de 1999 vão ter acesso aos novos procedimentos.



Nome:

E-mail:

Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 1ª Região - SRTVN QD 701, Ed. Brasília Radio Center, Ala A, 2º Andar, Sls. 2060, 2061 e 2062 - Asa Norte – Brasília/DF - CEP: 70.719-900 - (61) 3328-4228 / 3328-0689 - WhatsApp: (61) 9 8252-9275 - Redes sociais: @crtrdf. © 2024 - Todos os direitos reservados - Produzido por Guinaweb - Ateliê Designer

Nome:

E-mail:

Mensagem:


 

Nome:

E-mail:

Tipo:


 

Este espaço é dedicado para você que estã diante de uma situação de irregularidade ou exercício ilegal da profissão e quer denunciar para que apuremos o fato e os infratores sejam punidos. Para denunciar, pedimos que você se identifique e preencha os dados abaixo. Garantimos o sigilo total dos seus dados, apenas exigimos a identificação para evitar denúncias infundadas e trotes.
Nome:

E-mail:

Telefone:

Cidade:

Estado:

Descrição da denúncia (relacione todas as informações que tem sobre a situação, como nomes, endereço, telefones, infrações etc. Cada detalhe nos ajuda a investigar e punir quem exerce ilegalmente a profissão ou não cumpre as normas de segurança da área)

 

Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Destinatário:

E-mail do Destinatário:

Mensagem: