NOTÍCIAS
Diminuir Texto Aumentar Texto    Enviar por E-mail Imprimir
Vírus projectado pode ser eficaz para matar células do cancro pancreático
Fonte: Portal de Oncologia Português
26/09/2011

Investigadores do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, em San Diego, nos EUA, estão a investigar um possível tratamento e uma modalidade de imagiologia não invasiva para o cancro pancreático que se mostram promissores.

O vírus vaccinia GLV-1h153, projectado para codificar o gene simportador sódio-iodo humano (hNIS), é um candidato promissor para a viro-terapia contra o cancro e para o monitorização não-invasivo de longo prazo da resposta terapêutica através de modalidades de imagiologia de tecidos profundos, como a tomografia por emissão de pósitrons (PET). Este vírus também pode ser utilizado para a radioterapia direccionada.

Dana Haddad, que actuou no estudo, disse que os tumores do pâncreas de mais de 50 ratos tratados com GLV-1h153 foram tratados e fotografados para dar uma ideia da resposta terapêutica do tumor.

A combinação de GLV-1h153 com radioiodo ( 131 I) mostrou-se promissora para a radioterapia e para a destruição de tumores pancreáticos.

"Esperávamos ser capazes de detectar de forma não-invasiva a replicação do vírus nos tumores usando este sistema de imagem, mas não pudemos prever o momento disto, por quanto tempo poderíamos repetir as imagens em série e se isso realmente forneceria informações sobre a resposta terapêutica", disse Haddad.

Os investigadores desanimaram-se inicialmente quando o sinal da PET nos tumores pancreáticos começou a desvanecer-se cerca de duas semanas após o tratamento com o vírus, de acordo com Haddad.

No entanto, ela disse que eles investigaram qual poderia ser a causa desta perda de sinal e "ficaram felizes em verificar que era provavelmente devido à morte e à necrose do tumor". Eles descobriram que a radioterapia mediada pelo hNIS com imagens obtidas de forma não-invasiva por PET providenciou inicialmente informações sobre a presença de replicação viral no tumor, e mais tarde forneceu uma revelação sobre a resposta terapêutica e a actividade biológica das células cancerígenas.

"Quando o tumor começou a morrer devido aos efeitos do vírus, o sinal da PET começou a diminuir. Ficamos ainda mais satisfeitos em observar que, embora a morte do tumor com uma dose muito baixa de vírus não tenha sido muito impressionante, poderíamos alcançar um nível potente de morte do tumor quando combinamos o tratamento de vírus com a radioterapia sistémica. Usar doses mais baixas de vírus e de radioterapia poderia minimizar os possíveis efeitos colaterais e a toxicidade associados a ambos os tratamentos", disse Haddad.

Segundo Haddad, um estudo mais aprofundado da dosagem viral e do radiotraçador, e dos seus efeitos sobre a resposta terapêutica e sobre o seu potencial imagiológico está a ser planeado.



Nome:

E-mail:

Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 1ª Região - SRTVN QD 701, Ed. Brasília Radio Center, Ala A, 2º Andar, Sls. 2060, 2061 e 2062 - Asa Norte – Brasília/DF - CEP: 70.719-900 - (61) 3328-4228 / 3328-0689 - WhatsApp: (61) 9 8252-9275 - Redes sociais: @crtrdf. © 2024 - Todos os direitos reservados - Produzido por Guinaweb - Ateliê Designer

Nome:

E-mail:

Mensagem:


 

Nome:

E-mail:

Tipo:


 

Este espaço é dedicado para você que estã diante de uma situação de irregularidade ou exercício ilegal da profissão e quer denunciar para que apuremos o fato e os infratores sejam punidos. Para denunciar, pedimos que você se identifique e preencha os dados abaixo. Garantimos o sigilo total dos seus dados, apenas exigimos a identificação para evitar denúncias infundadas e trotes.
Nome:

E-mail:

Telefone:

Cidade:

Estado:

Descrição da denúncia (relacione todas as informações que tem sobre a situação, como nomes, endereço, telefones, infrações etc. Cada detalhe nos ajuda a investigar e punir quem exerce ilegalmente a profissão ou não cumpre as normas de segurança da área)

 

Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Destinatário:

E-mail do Destinatário:

Mensagem: