NOTÍCIAS
Diminuir Texto Aumentar Texto    Enviar por E-mail Imprimir
Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT)
Fonte: Portal de Oncologia Português
06/10/2011

Homens com cancro da próstata localizado tratados com uma nova tecnologia de radioterapia de intensidade modulada (IMRT) apresentam menos efeitos secundários em comparação com aqueles que se submetem à terapia tradicional, avança o portal ISaúde.

A radioterapia de intensidade modulada, ou IMRT, é uma nova forma especializada de 3D-CRT que permite que a radiação seja mais exatamente moldada para se encaixar nos limites do tumor e reduzir ainda mais a quantidade de radiação recebida pelos tecidos saudáveis perto do tumor. Isso também pode permitir com segurança uma maior dose de radiação a ser entregue ao tumor, aumentando potencialmente a possibilidade de uma cura.

A radioterapia tridimensional conformal, ou 3D-CRT, é um tipo de terapia externa que usa computadores e técnicas de imagem especiais para adaptar com precisão os feixes de radiação para que o tecido normal, nas proximidades, receba menos radiação e seja capaz de se curar mais rapidamente.

Resultados

Resultados de estudo mostram que a nova tecnologia é capaz de reduzir em mais de um quarto os efeitos adversos no intestino e no recto e diminui os níveis de exposição dessas áreas à radiação. Dados também mostram que há um aumento significativo (15%) nos efeitos secundários do recto associado com homens brancos, em comparação com outras raças, independentemente do tratamento com radiação.

"A diferença racial é definitivamente surpreendente e ainda não estamos certos de porque ela existe", diz Jeff Michalski, radiologista da Washington University Medical Center, que afirma ser este um ponto a ser discutido em uma investigação futura.

Para o presente estudo, os pesquisadores procuraram comparar as taxas de toxicidade da terapia de alta dose de radiação com o tratamento padrão dose de radiação, usando IMRT e 3D-CRT. As toxicidades foram determinadas a partir do grau de zero (nenhuma toxicidade) até o nível quatro (toxicidade grave). O estudo também analisou as características do paciente que podem estar associadas à toxicidade.

A pesquisa envolveu 748 homens que foram aleatoriamente separados para receber uma das duas terapias. 491 foram tratados com 3D-CRT e 257 com IMRT. Os resultados mostram que IMRT está associada com uma redução significativa no grau de toxicidade aguda rectal / intestinal e urinária. Houve também uma tendência para uma redução de 26% nos efeitos secundários do intestino e do recto. "Este estudo suporta o uso continuado de IMRT no tratamento do cancro da próstata. É uma terapia segura e muito bem tolerada, com menos complicações do que 3D-CRT", disse o oncologista Jeff Michalski, da Universidade de Washington, nos EUA.



Nome:

E-mail:

Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 1ª Região - SRTVN QD 701, Ed. Brasília Radio Center, Ala A, 2º Andar, Sls. 2060, 2061 e 2062 - Asa Norte – Brasília/DF - CEP: 70.719-900 - (61) 3328-4228 / 3328-0689 - WhatsApp: (61) 9 8252-9275 - Redes sociais: @crtrdf. © 2024 - Todos os direitos reservados - Produzido por Guinaweb - Ateliê Designer

Nome:

E-mail:

Mensagem:


 

Nome:

E-mail:

Tipo:


 

Este espaço é dedicado para você que estã diante de uma situação de irregularidade ou exercício ilegal da profissão e quer denunciar para que apuremos o fato e os infratores sejam punidos. Para denunciar, pedimos que você se identifique e preencha os dados abaixo. Garantimos o sigilo total dos seus dados, apenas exigimos a identificação para evitar denúncias infundadas e trotes.
Nome:

E-mail:

Telefone:

Cidade:

Estado:

Descrição da denúncia (relacione todas as informações que tem sobre a situação, como nomes, endereço, telefones, infrações etc. Cada detalhe nos ajuda a investigar e punir quem exerce ilegalmente a profissão ou não cumpre as normas de segurança da área)

 

Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Destinatário:

E-mail do Destinatário:

Mensagem: