NOTÍCIAS
Diminuir Texto Aumentar Texto    Enviar por E-mail Imprimir
Projeto ônibus de Prevenção
Fonte: Fatimanews
06/01/2012

Ônibus do Hospital do Câncer de Campo Grande fará visita este ano em Fátima do Sul

O médico oncologista Fabrício Colacino Silva, idealizador e coordenador do projeto Ônibus de Prevenção do Câncer, que leva o atendimento do Hospital do Câncer de Campo Grande  até os municípios do interior do Estado confirmou a vinda da equipe itinerante para a cidade de Bonito ainda em 2012. Além de Bonito, a partir de março também serão atendidas gratuitamente outras 15 cidades : Coxim, Água Clara, Aquidauana, Fátima do Sul, Cassilândia, Sonora, Naviraí, Jardim, Sidrolândia, Aparecida do Tabuado, Corumbá, Ponta Porã, Camapuã, Chapadão do Sul e Rio Verde.

Inaugurado em outubro de 2011, o ônibus itinerante do Hospital do Câncer visitou até agora três cidades do interior de Mato Grosso do Sul, sendo elas Camapuã, Rio Verde e Miranda. Desde a inauguração até dezembro, foram realizados mais de 500 atendimentos.

A viagem ocorre sempre aos sábados, e a equipe oferece também palestras informativas sobre a doença. De acordo com o oncologista essa idéia de atuar somente no interior se deve em função  das deficiências de estrutura no atendimento nessas cidades. “Quando o paciente chega a Campo Grande com o diagnóstico, geralmente o câncer já está num estágio avançado”, pontua Fabrício.

Com quatro módulos de atendimento, o ônibus possui dois andares, onde comporta centro cirúrgico, consultório, mamografia digital e sala de Papa Nicolau, que faz o exame de colo do útero.

No total, são 80 profissionais envolvidos no projeto. A cada viagem, o Hospital Itinerante conta com plantão de 12 integrantes, sendo dois médicos, dois enfermeiros, um motorista, dois técnicos de radiologia e cinco auxiliares de enfermagem.

Segundo Fabrício, o projeto surgiu com a indignação de tantos casos avançados e a dificuldade no tratamento. “Quando o paciente chega aqui em fase avançada, há somente 20% de chance de cura, enquanto que no início essa porcentagem é quase absoluta, sem contar que o valor do tratamento dobra”, diz o médico.

Funcionamento

Fabrício explica que antes da equipe se deslocar até às cidades, é feito um treinamento com um representante do local, que fica responsável em selecionar 200 pessoas para o atendimento.

Além do Hospital do Câncer, o projeto itinerante recebe o apoio da Cassems e também é ajudado financeiramente com eventos promovidos nas cidades por onde passa, com a ajuda da população. “Assim também despertamos o trabalho social e a cidadania”, garante Fabrício.

 Próximos destinos

 Em 2012, o Hospital do Câncer Itinerante atenderá 20 cidades do interior de Mato Grosso do Sul. As duas primeiras viagens, em fevereiro, estão marcadas para Nova Alvorada do Sul e Bandeirantes. Em março o ônibus segue para Ribas do Rio Pardo e Sete Quedas.



Nome:

E-mail:

Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 1ª Região - SRTVN QD 701, Ed. Brasília Radio Center, Ala A, 2º Andar, Sls. 2060, 2061 e 2062 - Asa Norte – Brasília/DF - CEP: 70.719-900 - (61) 3328-4228 / 3328-0689 - WhatsApp: (61) 9 8252-9275 - Redes sociais: @crtrdf. © 2024 - Todos os direitos reservados - Produzido por Guinaweb - Ateliê Designer

Nome:

E-mail:

Mensagem:


 

Nome:

E-mail:

Tipo:


 

Este espaço é dedicado para você que estã diante de uma situação de irregularidade ou exercício ilegal da profissão e quer denunciar para que apuremos o fato e os infratores sejam punidos. Para denunciar, pedimos que você se identifique e preencha os dados abaixo. Garantimos o sigilo total dos seus dados, apenas exigimos a identificação para evitar denúncias infundadas e trotes.
Nome:

E-mail:

Telefone:

Cidade:

Estado:

Descrição da denúncia (relacione todas as informações que tem sobre a situação, como nomes, endereço, telefones, infrações etc. Cada detalhe nos ajuda a investigar e punir quem exerce ilegalmente a profissão ou não cumpre as normas de segurança da área)

 

Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Destinatário:

E-mail do Destinatário:

Mensagem: