NOTÍCIAS
Diminuir Texto Aumentar Texto    Enviar por E-mail Imprimir
Nova técnica de Radioterapia
Fonte: http://www.pop.eu.com/
28/02/2012

Nova técnica de radioterapia reduz toxicidade sobre o tecido saudável

Uma equipa de cientistas da Universidade de Granada, na Espanha, desenvolveu uma nova técnica de radioterapia que é muito menos tóxica do que a tradicionalmente usada. O método, que atinge apenas o tecido cancerígeno, prevê um tratamento menos invasivo, mas igualmente eficiente para os casos de cancro da cavidade oral e da faringe, avança o portal ISaúde.

O trabalho, conduzido entre 2005 e 2008, incluiu 80 pacientes diagnosticados com carcinoma epidermoide da cavidade oral e faringe, que se submeteram a remoção dos linfonodos.

Os gânglios afectados foram localizados pelo cirurgião durante a intervenção e classificados em diferentes níveis de risco. A classificação permitiu aos médicos atacar as áreas em maior risco de recorrência. Desta forma, as áreas do pescoço num menor risco de conter células cancerígenas residuais não foram irradiadas.

Os investigadores, liderados por Miguel Martínez Carrillo, conseguiram tanto minimizar os efeitos secundários da radioterapia quanto reduzir o tempo do tratamento, conseguindo assim tornar a terapia mais eficaz.

Mais de 70% do cancro de boca e faringe tratados com cirurgia requerem tratamento complementar com radioterapia associada à quimioterapia, por causa do alto risco de recorrência e difusão através dos gânglios linfáticos.

A radioterapia e a quimioterapia são altamente tóxicas, principalmente devido à ulceração das membranas mucosas que revestem a cavidade oral. A toxicidade leva os pacientes a parar o tratamento, o que reduz significativamente as hipóteses de cura.

Ao utilizar a nova técnica o volume de tecido saudável irradiado foi significativamente menor do que o que normalmente acontece com as técnicas tradicionais.

Após um período de três anos de acompanhamento utilizando esta nova técnica, os cientistas alcançaram uma redução no volume de tecido irradiado em 44% dos pacientes.

Um total de 95% dos pacientes completou a radioterapia e apresentou uma toxicidade significativamente inferior do que os pacientes tratados com a técnica tradicional. As taxas de recorrência não aumentaram.



Nome:

E-mail:

Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 1ª Região - SRTVN QD 701, Ed. Brasília Radio Center, Ala A, 2º Andar, Sls. 2060, 2061 e 2062 - Asa Norte – Brasília/DF - CEP: 70.719-900 - (61) 3328-4228 / 3328-0689 - WhatsApp: (61) 9 8252-9275 - Redes sociais: @crtrdf. © 2024 - Todos os direitos reservados - Produzido por Guinaweb - Ateliê Designer

Nome:

E-mail:

Mensagem:


 

Nome:

E-mail:

Tipo:


 

Este espaço é dedicado para você que estã diante de uma situação de irregularidade ou exercício ilegal da profissão e quer denunciar para que apuremos o fato e os infratores sejam punidos. Para denunciar, pedimos que você se identifique e preencha os dados abaixo. Garantimos o sigilo total dos seus dados, apenas exigimos a identificação para evitar denúncias infundadas e trotes.
Nome:

E-mail:

Telefone:

Cidade:

Estado:

Descrição da denúncia (relacione todas as informações que tem sobre a situação, como nomes, endereço, telefones, infrações etc. Cada detalhe nos ajuda a investigar e punir quem exerce ilegalmente a profissão ou não cumpre as normas de segurança da área)

 

Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Destinatário:

E-mail do Destinatário:

Mensagem: