NOTÍCIAS
Diminuir Texto Aumentar Texto    Enviar por E-mail Imprimir
Descoberta brasileira
Fonte: http://diariodonordeste.globo.com
16/05/2012

Técnica simplifica cura da próstata

São Paulo. Uma nova técnica desenvolvida por médicos brasileiros está revolucionando o tratamento de quem tem próstata aumentada. O procedimento foi apresentado, ontem, em um simpósio mundial, realizado nos Estados Unidos.

A vantagem da nova técnica é que o paciente recebe apenas anestesia local, tem alta no mesmo dia e volta mais rápido às atividades normais. Um cateter é introduzido pela virilha e libera esferas de resina para bloquear a passagem do sangue. Com menos sangue e menos hormônios, a próstata diminui de tamanho e desobstrui a uretra. O paciente então, volta a urinar normalmente.

Milhares de brasileiros ainda não fazem a prevenção dos problemas de próstata. O assunto é grave: de cada seis homens, um tem câncer de próstata. Além disso, depois dos 40 anos, o aumento de tamanho da próstata pode comprometer demais a qualidade de vida do homem.

"Passa a urinar muitas vezes, levantar à noite, dorme mal, não consegue ir a uma reunião por conta disso, ou seja, são várias repercussões, ele fica muito tolhido", explica Miguel Srougi, urologista. Esse procedimento tem tudo para mudar o que se sabe no mundo inteiro sobre o tratamento de próstata aumentada.

O interesse é tão grande, que na tarde de ontem, médicos americanos acompanharam, ao vivo, através de uma videoconferência, uma cirurgia feita no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

"Nem chamamos de cirurgia, chamamos de procedimento, que dura em torno de uma hora e meia, duas horas, em que nós ficamos conversando com o paciente, tranquilizando. Após o procedimento, o paciente fica em um período de recuperação de seis horas, já podendo se alimentar, e vai pra casa no mesmo dia", explica Francisco Carnevale, médico radiologista intervencionista. E outra boa notícia é que essa técnica é bem mais simples em tudo. "A técnica não é tão cara. É realizada com materiais que já dispomos no Brasil. Ela vem para ser uma alternativa de tratamento às outras técnicas já existentes", diz o médico.

Exceções

O método não é aplicado em pacientes com câncer de próstata, problemas na bexiga ou insuficiência renal. Os médicos dizem que para o tratamento de câncer existem outras técnicas já testadas e bastante eficazes.

O estudo foi coordenado pelo Dr. Francisco César Carnevale e se trata de novo tratamento da radiologia intervencionista, chamado de ´embolização das artérias prostáticas´.


19/05/2026 - CARTILHA CORED 2026
Lançado pela Coordenação Regional de educação do CRTR 1ª Região

13/05/2026 - 1º Simpósio CORED/CRTR 1ª Região – A Nova Era da Radiologia
Simpósio destinado a profissionais e alunos das técnicas radiologicas.

30/01/2026 - AGENDA INSTITUCIONAL
Reunião no CONTER com o Presidente Carlos da Silva.


Nome:

E-mail:

Endereço: SRTV/N 701 Conj. P Sobreloja 16. Ed. Brasília Rádio Center - CEP: 70719-900 Brasília - DF - Fone: (61) 3328-0689
© 2011 - Todos os direitos reservados - Produzido por Guinaweb - Ateliê Designer

Nome:

E-mail:

Mensagem:


 

Nome:

E-mail:

Tipo:


 

Este espaço é dedicado para você que está diante de uma situação de irregularidade ou exercício ilegal da profissão e quer denunciar para que apuremos o fato e os infratores sejam punidos. Para denunciar, pedimos que você se identifique e preencha os dados abaixo. Garantimos o sigilo total dos seus dados, apenas exigimos a identificação para evitar denúncias infundadas e trotes.
Nome:

E-mail:

Telefone:

Cidade:

Estado:

Descrição da denúncia (relacione todas as informações que tem sobre a situação, como nomes, endereço, telefones, infrações etc. Cada detalhe nos ajuda a investigar e punir quem exerce ilegalmente a profissão ou não cumpre as normas de segurança da área)

 

Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Destinatário:

E-mail do Destinatário:

Mensagem: