NOTÍCIAS
Diminuir Texto Aumentar Texto    Enviar por E-mail Imprimir
Qualidade de vida das mulheres
Fonte: http://www.segs.com.br
29/05/2012

Estresse e sedentarismo afetam a qualidade de vida das mulheres aponta levantamento do Centro de Medicina Nuclear da Guanabara

Fatores aumentam o risco de desenvolvimento de doenças coronarianas
 
As mulheres precisam cuidar melhor da saúde é o que concluiu o Centro de Medicina Nuclear da Guanabara (CMNG) a partir de dados recolhidos com cerca de 100 mulheres que realizaram check up entre janeiro e abril de 2012. Segundo o levantamento, 73% das mulheres que fizeram os exames periódicos este ano apresentam níveis elevados de estresse. O relatório mostrou ainda que 80 % delas não realizam atividades físicas frequentemente e 42% precisam mudar os hábitos alimentares porque estão acima do peso. O diretor do CMNG, Eduardo Duarte, explica que estresse aliado ao sedentarismo e a obesidade aumentam o risco da pessoa desenvolver doenças crônico degenerativas ou um ataque do coração.
 
Duarte explica ainda que os números vão ao encontro de estudos atuais que apontam que, hoje, a mulher está mais suscetível a doenças coronarianas, devido à rotina agitada e às elevadas cargas de estresse. Até a década de 50, um estudo norte-americano apontava que essas enfermidades eram desenvolvidas principalmente nos homens.
 
– Isso pode ser explicado por vários fatores. A anatomia das artérias do coração feminino dificulta um diagnóstico de oclusão arterial; o calibre das artérias é mais estreito que o dos homens; o ritmo do coração das mulheres é mais acelerado. Além disso, ao entrar na menopausa, os riscos duplicam – alerta Duarte.
 
As recomendações para amenizar essa situação são simples: pelo menos 20 minutos diários de exercícios físicos; possuir uma alimentação equilibrada; deixar de lado vícios, como o do fumo e do álcool; dormir melhor; ter tempo livre para si e realizar exames rotineiros que variam com a faixa etária. Para as mulheres, a visita periódica ao ginecologista e ao clínico-geral de confiança é fundamental.
 
– A maioria das executivas que frequenta o Centro Check Up tem plena consciência do que deve ser feito, mas não faz por falta de tempo. Mudar o próprio estilo de vida não é tarefa fácil, é preciso motivação. A saúde física e mental deve estar entre as prioridades da mulher, que bem consigo mesma, será melhor esposa, mãe, filha, profissional, dona-de-casa e aluna – conclui o especialista.



Nome:

E-mail:

Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 1ª Região - SRTVN QD 701, Ed. Brasília Radio Center, Ala A, 2º Andar, Sls. 2060, 2061 e 2062 - Asa Norte – Brasília/DF - CEP: 70.719-900 - (61) 3328-4228 / 3328-0689 - WhatsApp: (61) 9 8252-9275 - Redes sociais: @crtrdf. © 2024 - Todos os direitos reservados - Produzido por Guinaweb - Ateliê Designer

Nome:

E-mail:

Mensagem:


 

Nome:

E-mail:

Tipo:


 

Este espaço é dedicado para você que estã diante de uma situação de irregularidade ou exercício ilegal da profissão e quer denunciar para que apuremos o fato e os infratores sejam punidos. Para denunciar, pedimos que você se identifique e preencha os dados abaixo. Garantimos o sigilo total dos seus dados, apenas exigimos a identificação para evitar denúncias infundadas e trotes.
Nome:

E-mail:

Telefone:

Cidade:

Estado:

Descrição da denúncia (relacione todas as informações que tem sobre a situação, como nomes, endereço, telefones, infrações etc. Cada detalhe nos ajuda a investigar e punir quem exerce ilegalmente a profissão ou não cumpre as normas de segurança da área)

 

Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Destinatário:

E-mail do Destinatário:

Mensagem: