NOTÍCIAS
Diminuir Texto Aumentar Texto    Enviar por E-mail Imprimir
Radiação alta
Fonte: http://odia.ig.com.br
27/06/2012

Maria Eduarda lutava contra queimaduras causadas por radioterapia há oito meses

Rio -  Após oito meses de luta pela vida, a pequena Maria Eduarda, de 7 anos, não resistiu e morreu na madrugada de quinta-feira. A menina teve lesões gravíssimas após ser submetida a sessões de radioterapia para se curar de um tipo raro de leucemia no Centro Radioterápico San Peregrino, na Tijuca, conforme O DIA revelou em fevereiro. Após a denúncia, a clínica foi fechada pela Secretaria Estadual de Saúde.
 
A polícia investigava a clínica por lesão corporal e erro médico. “Agora vou pedir para que respondam por homicídio. Minha filha estava praticamente curada, na última sessão de radioterapia. O erro médico causou essa morte”, acusou o pai, o advogado Ronaldo Rosa, 31 anos.

Maria Eduarda foi enterrada ontem à tarde em Padre Miguel. Ela estava recebendo tratamento no Hospital Prontobaby após sofrer as queimaduras por radiação. Desde setembro, a menina vivia em estado quase vegetativo: teve queimaduras de 3º grau na cabeça e no pescoço, parte do crânio exposto, perdeu orelhas e sofreu lesões neurológicas que comprometiam fala e movimento.

“Os médicos nunca tinham visto um caso provocado por superdosagem de radiação em toda literatura médica mundial. Ela piorou no fim de semana. Foi entubada, sangrou muito”, disse Ronaldo.

Um laudo do perito Roberto Salomon de Souza, do Instituto Nacional do Câncer, apontou que as lesões foram provocadas por exposição a altas doses de radiação e que restava “a possibilidade de erro humano”.

O centro Radioterápico San Peregrino informou ter oferecido tratamento em clínicas especializadas à paciente, mas que a família teria recusado a oferta. A unidade negou ter se omitido de responsabilidades.



Nome:

E-mail:

Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 1ª Região - SRTVN QD 701, Ed. Brasília Radio Center, Ala A, 2º Andar, Sls. 2060, 2061 e 2062 - Asa Norte – Brasília/DF - CEP: 70.719-900 - (61) 3328-4228 / 3328-0689 - WhatsApp: (61) 9 8252-9275 - Redes sociais: @crtrdf. © 2024 - Todos os direitos reservados - Produzido por Guinaweb - Ateliê Designer

Nome:

E-mail:

Mensagem:


 

Nome:

E-mail:

Tipo:


 

Este espaço é dedicado para você que estã diante de uma situação de irregularidade ou exercício ilegal da profissão e quer denunciar para que apuremos o fato e os infratores sejam punidos. Para denunciar, pedimos que você se identifique e preencha os dados abaixo. Garantimos o sigilo total dos seus dados, apenas exigimos a identificação para evitar denúncias infundadas e trotes.
Nome:

E-mail:

Telefone:

Cidade:

Estado:

Descrição da denúncia (relacione todas as informações que tem sobre a situação, como nomes, endereço, telefones, infrações etc. Cada detalhe nos ajuda a investigar e punir quem exerce ilegalmente a profissão ou não cumpre as normas de segurança da área)

 

Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Destinatário:

E-mail do Destinatário:

Mensagem: