NOTÍCIAS
Diminuir Texto Aumentar Texto    Enviar por E-mail Imprimir
Fotografia
Fonte: http://www.pop.eu.com
03/07/2012

Fotografia ajuda a identificar cancro do olho que afecta crianças

Uma simples foto é a maior aliada no diagnóstico do retinoblastoma, um cancro do olho que afecta sobretudo crianças de até cinco anos, avança o jornal Folha de S. Paulo.

Devido ao tumor, que fica alojado no globo ocular, o reflexo das pupilas muda ao ser registado nas fotos.

Em vez do "olho vermelho" comum em fotos com flash, quem tem o tumor acaba com uma coloração branca na vista. O nome técnico desse fenómeno é leucocoria.

"O exame de fundo de olho é muito importante e dá um diagnóstico mais confiável, mas o reflexo branco é o sinal mais evidente. Os pais que precisam informar-se e ficar atentos", diz Carla Macerdo, oncologista do Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), no Brasil.

Foi assim que Cleiciane Aguiar, mãe do pequeno Gabriel, hoje com três anos, descobriu a doença do filho. Quando ele tinha 11 meses, Cleiciane reparou no reflexo esbranquiçado no olhar do menino. Numa consulta, o oftalmologista logo diagnosticou o problema.

O diagnóstico e tratamento precoce aumentam muito as hipóteses de que a criança se recupere praticamente sem sequelas. A maioria dos casos, porém, só é descoberta em estágios mais avançados.

Só no Graacc, mais da metade das crianças acabam por precisar de extrair todo o globo ocular para conter o avanço do tumor, que pode espalhar-se até levar à morte.

"As próteses estão bem realísticas, mas não há muito o que fazer. A criança perde a visão", diz a médica.

No Brasil, são cerca de 400 novos casos por ano. Para os médicos, o ideal é o exame de fundo de olho seja feito ainda na maternidade.


19/05/2026 - CARTILHA CORED 2026
Lançado pela Coordenação Regional de educação do CRTR 1ª Região

13/05/2026 - 1º Simpósio CORED/CRTR 1ª Região – A Nova Era da Radiologia
Simpósio destinado a profissionais e alunos das técnicas radiologicas.

30/01/2026 - AGENDA INSTITUCIONAL
Reunião no CONTER com o Presidente Carlos da Silva.


Nome:

E-mail:

Endereço: SRTV/N 701 Conj. P Sobreloja 16. Ed. Brasília Rádio Center - CEP: 70719-900 Brasília - DF - Fone: (61) 3328-0689
© 2011 - Todos os direitos reservados - Produzido por Guinaweb - Ateliê Designer

Nome:

E-mail:

Mensagem:


 

Nome:

E-mail:

Tipo:


 

Este espaço é dedicado para você que está diante de uma situação de irregularidade ou exercício ilegal da profissão e quer denunciar para que apuremos o fato e os infratores sejam punidos. Para denunciar, pedimos que você se identifique e preencha os dados abaixo. Garantimos o sigilo total dos seus dados, apenas exigimos a identificação para evitar denúncias infundadas e trotes.
Nome:

E-mail:

Telefone:

Cidade:

Estado:

Descrição da denúncia (relacione todas as informações que tem sobre a situação, como nomes, endereço, telefones, infrações etc. Cada detalhe nos ajuda a investigar e punir quem exerce ilegalmente a profissão ou não cumpre as normas de segurança da área)

 

Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Destinatário:

E-mail do Destinatário:

Mensagem: