NOTÍCIAS
Diminuir Texto Aumentar Texto    Enviar por E-mail Imprimir
Menopausa
Fonte: http://veja.abril.com.br
16/07/2012

Quanto maior o tempo de uso, maiores são os riscos para a mulher

De acordo com um estudo publicado no periódico PLoS ONE, a terapia de reposição hormonal está associada com maiores chances de um aumento na pressão arterial. Segundo a pesquisa, quando usada por períodos prolongados, a terapia está relacionada com um aumento posterior da pressão. A terapia de reposição hormonal consiste no uso dos hormônios femininos estrogênio e progesterona — separados ou combinados —, para aliviar os sintomas da menopausa, como ondas de calor, perda do apetite sexual e ressecamento vaginal.

Pesquisa - A pesquisa foi coordenada por Joanne Lind, da Universidade da Austrália Ocidental. Foram incluídas 43.405 mulheres na pós-menopausa. Segundo Lind, nenhuma pesquisa que associou a reposição hormonal à hipertensão deduziu uma possível causa para explicar tal relação — ou seja, os estudos apenas observaram que as mulheres que recebem o tratamento têm maior probabilidade de apresentar pressão alta, mas não identificaram o porquê de isso ocorrer.

A pesquisadora explica que alguns fatores, porém, ajudam a entender essa associação. “É sabido que a pressão arterial costuma aumentar entre as mulheres após a menopausa, e que os estrógenos produzidos naturalmente pelo organismo beneficiam a saúde cardiovascular. Nosso corpo é muito bom em controlar os hormônios, mas isso não acontece quando tomamos medicamentos que imitam a ação hormonal. Por isso, parece que pacientes que ingerem hormônios em terapias como essa não os regulam corretamente, o que pode desencadear consequências adversas à saúde, como o aumento da pressão arterial — embora, por outro lado, o tratamento tenha benefícios, especialmente em relação aos sintomas comuns da menopausa”, disse Lind ao site de VEJA.

A autora também considera que é possível que as mulheres que apresentam os sintomas mais intensos da menopausa, e que necessitam da terapia hormonal, são as mesmas que têm maiores riscos de pressão alta. Portanto, pode ser que não sejam os hormônios em si que acarretam a hipertensão, mas sim que as chances do problema sejam maiores entre as pacientes que requerem a terapia. No artigo, os pesquisadores concluem que, de qualquer maneira, é importante que a hipertensão seja considerada como um fator de risco no momento da opção pela terapia.



Nome:

E-mail:

Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 1ª Região - SRTVN QD 701, Ed. Brasília Radio Center, Ala A, 2º Andar, Sls. 2060, 2061 e 2062 - Asa Norte – Brasília/DF - CEP: 70.719-900 - (61) 3328-4228 / 3328-0689 - WhatsApp: (61) 9 8252-9275 - Redes sociais: @crtrdf. © 2024 - Todos os direitos reservados - Produzido por Guinaweb - Ateliê Designer

Nome:

E-mail:

Mensagem:


 

Nome:

E-mail:

Tipo:


 

Este espaço é dedicado para você que estã diante de uma situação de irregularidade ou exercício ilegal da profissão e quer denunciar para que apuremos o fato e os infratores sejam punidos. Para denunciar, pedimos que você se identifique e preencha os dados abaixo. Garantimos o sigilo total dos seus dados, apenas exigimos a identificação para evitar denúncias infundadas e trotes.
Nome:

E-mail:

Telefone:

Cidade:

Estado:

Descrição da denúncia (relacione todas as informações que tem sobre a situação, como nomes, endereço, telefones, infrações etc. Cada detalhe nos ajuda a investigar e punir quem exerce ilegalmente a profissão ou não cumpre as normas de segurança da área)

 

Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Destinatário:

E-mail do Destinatário:

Mensagem: