NOTÍCIAS
Diminuir Texto Aumentar Texto    Enviar por E-mail Imprimir
Crianças precisam de radiação específica nos exames radiológicos
Fonte: http://www.segs.com.br
29/08/2012

Médica norte-americana abordou o assunto em evento na capital gaúcha
 

O exame radiológico em uma criança deve ser realizado com exposições diferenciadas de um adulto, o que ainda não vem sendo feito em muitos casos. O alerta é da médica norte americana Marilyn Siegel, que participou recentemente de evento promovido pela Associação Gaúcha de Radiologia, em Porto Alegre.
 
- As crianças são mais sensíveis à radiação porque as células crescem rápido. Além disso, é preciso considerar que elas viverão por muito tempo. Se você é exposto à radiação, pode levar de duas a três década para aparecer o risco de câncer; então, essa exposição na criança, se iniciado agora, será sentida ao longo da vida adulta - explicou a médica e professora de radiologia pediátrica da universidade de Washington, Marilyn Siegel.
 
Para ajudar nisso, os médicos trabalham com o controle de radiação. O primeiro estudo que é feito é a real necessidade de um determinado exame e avaliação para saber se não há outro exame alternativo que possa ser feito. Segundo a professora dos EUA, há estudos que mostram que o número de exames está diminuindo por causa desses métodos alternativos.
 
- O interessante é que isso está acontecendo em hospitais universitários em número mais significativo do que hospitais públicos e clínicas privadas. Por isso eu reforço a importância da educação e qualificação profissional, como a realizada na Jornada Gaúcha de Radiologia - completou.
 
A especialista acrescenta que o risco de exposição à radiação é um tema atual, importante e que preocupa as pessoas. Como administrar isso é um tema que envolve diversos aspectos. O primeiro é o uso de equipamentos adequados, que possuem tecnologia para reduzir os índices de exposição. A segunda condição é que é preciso entender a maioria das características e tecnologias presentes nos aparelhos atuais. Hoje é possível regular a velocidade, a voltagem e a quantidade de radiação. O que os físicos precisam entender, segundo a médica, é a importância da educação e qualificação de como operar os equipamentos, porque são eles que operam os scanners e podem ajudar a controlar a quantidade de radiação.



Nome:

E-mail:

Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 1ª Região - SRTVN QD 701, Ed. Brasília Radio Center, Ala A, 2º Andar, Sls. 2060, 2061 e 2062 - Asa Norte – Brasília/DF - CEP: 70.719-900 - (61) 3328-4228 / 3328-0689 - WhatsApp: (61) 9 8252-9275 - Redes sociais: @crtrdf. © 2024 - Todos os direitos reservados - Produzido por Guinaweb - Ateliê Designer

Nome:

E-mail:

Mensagem:


 

Nome:

E-mail:

Tipo:


 

Este espaço é dedicado para você que estã diante de uma situação de irregularidade ou exercício ilegal da profissão e quer denunciar para que apuremos o fato e os infratores sejam punidos. Para denunciar, pedimos que você se identifique e preencha os dados abaixo. Garantimos o sigilo total dos seus dados, apenas exigimos a identificação para evitar denúncias infundadas e trotes.
Nome:

E-mail:

Telefone:

Cidade:

Estado:

Descrição da denúncia (relacione todas as informações que tem sobre a situação, como nomes, endereço, telefones, infrações etc. Cada detalhe nos ajuda a investigar e punir quem exerce ilegalmente a profissão ou não cumpre as normas de segurança da área)

 

Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Destinatário:

E-mail do Destinatário:

Mensagem: