NOTÍCIAS
Diminuir Texto Aumentar Texto    Enviar por E-mail Imprimir
Novos tratamentos das arritmias cardíacas
Fonte: Intramed da medicina
18/10/2011

O método mais utilizado para o tratamento definitivo das arritmias cardíacas é a ablação por radiofrequência termo-controlada por computador. Este foi o maior avanço no tratamento das arritmias que ocorreu no final do século passado. Entretanto o sucesso e a segurança desta técnica dependem de um mapeamento detalhado do foco de origem da arritmia.Surgem dois novos equipamentos que aliam a mais alta tecnologia para reproduzir virtualmente a superfície interna do coração e mapear as arritmias cardíacas em 3 dimensões.
Com excelente definição os aparelhos podem reproduzir a superfície interna do coração e seus vasos, tornando possível visualizar os catéteres utilizados nos procedimentos, com altíssima precisão e em tempo real.
Com isso ha uma redução do tempo dos procedimentos, redução significativa de radiação ionizante de Raios X e a não utilização de contraste injetável. Tudo é obtido através de ondas eletromagnéticas aplicadas na superfície do tórax e o uso de uma tecnologia semelhante ao GPS, de forma absolutamente indolor.
Todas as arritmias cardíacas podem ser tratadas com esta tecnologia. A aplicação maior é no tratamento definitivo da fibrilação atrial por ser o tipo de arritmia mais frequente. Nos EUA existem mais de 5 milhões de portadores, número que deverá triplicar até 2050. Essa arritmia apresenta considerável risco de tromboembolismo que é a formação de coágulos no coração os quais podem se desprender e causar AVC - Acidente Vascular Cerebral (conhecido como derrame). Pacientes que sofreram infarto do coração e estão apresentando algum tipo de palpitação após o tratamento inicial, também serão beneficiados com os novos equipamentos.
No Brasil 26% dos pacientes com mais de 80 anos, que já tiveram acidente vascular cerebral, são portadores de fibrilação atrial. Mesmo na fibrilação atrial isolada, sem cardiopatia estrutural, o risco de tromboembolismo duplica. Nos casos de fibrilação atrial da cardiopatia reumática o risco pode aumentar até 17 vezes em relação à população normal.
A Ablação por Radiofrequência (ARF) guiada pelo mapeamento tridimensional e espectral continua sendo o tratamento definitivo mais indicado. Além da possibilidade de cura, o procedimento é indolor, não precisa de abertura do tórax e internação em UTI, sendo realizada sem cirurgia numa curta internação de dois dias e com baixíssimo índice de complicações. O sucesso pode variar de 70% a 93% e depende da técnica e do tipo de fibrilação atrial, sendo maior quanto mais precoce for o tratamento.
O tratamento preventivo das arritmias cardíacas é altamente eficaz permitindo evitar grande número de casos de morte súbita. Além disto, o tratamento através da ablação por ondas de rádio aplicadas com soro fisiológico permite curar uma grande variedade de arritmias sem a necessidade de cirurgia. Os focos das arritmias são eliminados sem abertura do tórax, por meio de um eletrodo posicionado sob controle computadorizado e radiológico que aplica radiofrequência através de soro fisiológico, de forma totalmente indolor. O paciente permanece no hospital de um a dois dias, e poderá retornar rapidamente para suas atividades. acrescenta.



Nome:

E-mail:

Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 1ª Região - SRTVN QD 701, Ed. Brasília Radio Center, Ala A, 2º Andar, Sls. 2060, 2061 e 2062 - Asa Norte – Brasília/DF - CEP: 70.719-900 - (61) 3328-4228 / 3328-0689 - WhatsApp: (61) 9 8252-9275 - Redes sociais: @crtrdf. © 2024 - Todos os direitos reservados - Produzido por Guinaweb - Ateliê Designer

Nome:

E-mail:

Mensagem:


 

Nome:

E-mail:

Tipo:


 

Este espaço é dedicado para você que estã diante de uma situação de irregularidade ou exercício ilegal da profissão e quer denunciar para que apuremos o fato e os infratores sejam punidos. Para denunciar, pedimos que você se identifique e preencha os dados abaixo. Garantimos o sigilo total dos seus dados, apenas exigimos a identificação para evitar denúncias infundadas e trotes.
Nome:

E-mail:

Telefone:

Cidade:

Estado:

Descrição da denúncia (relacione todas as informações que tem sobre a situação, como nomes, endereço, telefones, infrações etc. Cada detalhe nos ajuda a investigar e punir quem exerce ilegalmente a profissão ou não cumpre as normas de segurança da área)

 

Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Destinatário:

E-mail do Destinatário:

Mensagem: