NOTÍCIAS
Diminuir Texto Aumentar Texto    Enviar por E-mail Imprimir
Técnico em Radiologia
Fonte: Revista Enfoque Educacional Magazine
18/11/2011

Técnico em radiologia e o cuidado de lidar com imagens humanas

Realizar exames e buscar passar o diagnóstico mais correto possível para o médico. Essa é apenas uma das mais variadas responsabilidades ligadas à profissão de ‘Técnico em Radiologia’.

O profissional é o responsável por manipular máquinas e instrumentos que são capazes de ver o que a olhos nu não se pode enxergar. "Profissional de curso técnico que trabalha com a obtenção de imagens por meio de máquinas como as de raio-X"

Técnico em radiologia é o profissional da área da saúde que realiza exames na área de radiologia, ou seja, que produz imagens internas do corpo humano através de uma máquina de Raio-X convencional, com o objetivo de diagnosticar problemas ou avaliar as condições do paciente. Suas funções compreendem a preparação, a programação e a operação do sistema de imagens, a preparação do paciente e, muitas vezes, a produção de um relatório descritivo preliminar. Cabe também a esse profissional garantir a segurança do paciente e da equipe de exames, uma vez que a radiação emitida pela máquina é prejudicial a saúde humana.

“Sei que é uma grande responsabilidade trabalhar com imagens e resultados de exames. Para quem pretende ingressar nessa área, é fundamental gostar da área da saúde por que se tem contato diário e direto com todos os tipos de emoções”, explicou a técnica em radiologia Renata Xavier Garcia.

A profissional diz que, além da captação de imagens pelos instrumentos convencionais, também é necessário a aplicação de medicamentos como o ‘contraste’, fato que caracteriza ainda mais a profissão com a área da saúde.

“Vejo várias pessoas que não gostam da área da saúde tentando ingressar ou começar a carreira de técnico em Radiologia, a acabam desistindo por que não tinha essa noção de que teria tanto contato com a área médica. Mas esse é um trabalho estritamente voltado à área da saúde”, explica.

Médico

Segundo a profissional, o contato com os médicos é de fundamental importância. “Se não conseguirmos interpretar o que um médico quer em um determinado exame, com certeza teremos dificuldade em conseguir desenvolver um diagnóstico que seja compatível com as suas necessidades”, comentou.

Família

Renata diz vir de uma família de técnicos em Radiologia.

Seu esposo trabalha na área há vários anos. “Essa paixão pela profissão foi amadurecendo em mim com o passar dos anos e por isso, quando ingressei no mercado de trabalho, sabia que ia gostar da profissão. Acho que esse é um dos segredos de se poder dar bem naquilo em que se busca na vida”, falou.

Carga horária é de apenas quatro horas por dia

Por conta do contato diário com instrumentos que emitem radiação, a carga horária do Técnico em Radiologia é de apenas quatro horas por dia. Além disso, o período para aposentar-se é de 25 anos, quantidade inferior em comparação à maioria das profissões.

A profissional não vê o problema da radiação como um meio de atrapalhar o seu dia-a-dia. “Temos vários equipamentos de segurança que diminuem ao máximo o contato direto com a radiação que é emitida dos aparelhos”, comentou.

Segundo ela, com o passar dos anos, vários itens de segurança foram sendo adaptados e melhorados para dar mais segurança. “Utilizamos o dôsimetro, que verifica o nível de radiação além de paredes blindadas com chumbo, que impedem esse tipo de contato. Isso, ao passar dos anos, foi melhorando o aspecto também para podermos trabalhar com tranqüilidade”, salientou.

O mercado de trabalho em Catanduva chega a estar saturado. “É um pouco complicado conseguir trabalho na área, mas é uma função muito importante no que diz respeito ao diagnóstico médico”, contou.

Saiba mais....

Para ser um técnico em radiologia é necessário que o profissional se identifique com as ciências biológicas. Outras características interessantes são: responsabilidade, autocontrole, capacidade de observação, capacidade de organização, metodologia, capacidade de trabalhar em equipe, dinamismo, agilidade e ser cuidadoso.

Para ser um técnico em radiologia é necessário diploma em curso ou escola técnica de radiologia, reconhecida pelo MEC (Ministérios da Educação e Cultura), com duração mínima de três anos. O curso é composto por aulas teóricas, práticas e estágios, e visa à formação de um profissional apto a operar máquinas de radiologia convencional, radioterapia, de TAC (tomografia axial computadorizada), de ressonância magnética, de tomografia, entre outras. É muito importante que o profissional se atualize constantemente através de cursos e treinamentos específicos.

Principais atividades: preparar a máquina e o paciente, programar e operar a máquina, obter a imagem e, se necessário, tirá-la novamente para obter a imagem mais esclarecedora possível, analisar a imagem do ponto de vista técnico, preparar relatório descritivo preliminar para auxiliar o médico na análise do raio-X.

Áreas de atuação

Hospitais, clínicas, pronto-socorros e casas de saúde: da rede pública, que são contratados por meio de concurso público, ou na rede privada.

Laboratórios de radiologia: trabalhando especificamente com exames e resultados. Geralmente, nesse caso, os profissionais trabalham em equipes e, em conjuntos com médicos radiologistas.

Centro de pesquisas técnicas e científicas: trabalha com pesquisas na área de radiologia, elaborando novas técnicas e desenvolvendo as já existentes com o objetivo de aumentar a precisão dos exames

Aeroportos: trabalha juntamente com a segurança do aeroporto e com a polícia na tentativa de barrar o tráfico de drogas e de armas Empresas de comercialização e de assistência técnica de máquinas de radiologia: trabalha com as características técnicas e mecânicas do aparelho Ensino: pode trabalhar com o ensino no setor de radiologia

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o profissional da radiologia é amplo, e cresce na medida em que cresce a preocupação com a saúde e com o bem-estar. Para os trabalhadores do setor público, a evolução na profissão segue os parâmetros legais e critérios como, entre outros, a avaliação de qualidade e tempo de serviço, pois nesse caso, o profissional se enquadra na categoria de Técnico de Diagnóstico e Terapêutica. No caso do trabalhador do setor privado, a evolução depende da instituição na qual ele trabalha, e, geralmente, pauta-se pelos rendimentos auferidos.

Curiosidades

Em 8 de novembro de 1895, Wilhelm Konrad Roentgen descobre a existência e a produção da radiação X. Hoje, sabe-se que esses raios eram correntes de elétrons, que são liberados pelo rápido movimento dos íons do gás bombardeando a superfície de um cátodo aquecido. Os íons são produzidos durante a descarga do gás. Os elétrons chocam-se contra a superfície de vidro, perdem sua energia, o vidro fica aquecido e pode-se observar efeitos luminosos (luz verde ou azul, dependendo da composição química do vidro). A superfície aquecida da parede de vidro é a fonte de raios-X.

Desde esta época, até os dias de hoje, surgiram várias modificações nos aparelhos iniciais objetivando reduzir a radiação nos pacientes, pois acima de uma certa quantidade sabia-se que era prejudicial à saúde. Assim surgiram os tubos de Raios X, diafragmas para reduzir a quantidade de Raios X e diminuir a radiação secundária que também piorava a imagem final.

Em 1920, iniciaram-se os estudos relativos à aplicação dos raios-X na inspeção de materiais dando origem à radiologia industrial.

No Brasil, Manuel de Abreu desenvolveu a Abreugrafia, um método rápido de cadastramento de pacientes para se fazer radiografias do tórax, que tem sido reconhecida mundialmente.

O piso salarial da categoria é de 2,5 salários mínimos e mais 40% de benefícios de salubridade e periculosidade, para jornada de 4 horas diárias de trabalho.



Nome:

E-mail:

Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 1ª Região - SRTVN QD 701, Ed. Brasília Radio Center, Ala A, 2º Andar, Sls. 2060, 2061 e 2062 - Asa Norte – Brasília/DF - CEP: 70.719-900 - (61) 3328-4228 / 3328-0689 - WhatsApp: (61) 9 8252-9275 - Redes sociais: @crtrdf. © 2024 - Todos os direitos reservados - Produzido por Guinaweb - Ateliê Designer

Nome:

E-mail:

Mensagem:


 

Nome:

E-mail:

Tipo:


 

Este espaço é dedicado para você que estã diante de uma situação de irregularidade ou exercício ilegal da profissão e quer denunciar para que apuremos o fato e os infratores sejam punidos. Para denunciar, pedimos que você se identifique e preencha os dados abaixo. Garantimos o sigilo total dos seus dados, apenas exigimos a identificação para evitar denúncias infundadas e trotes.
Nome:

E-mail:

Telefone:

Cidade:

Estado:

Descrição da denúncia (relacione todas as informações que tem sobre a situação, como nomes, endereço, telefones, infrações etc. Cada detalhe nos ajuda a investigar e punir quem exerce ilegalmente a profissão ou não cumpre as normas de segurança da área)

 

Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Destinatário:

E-mail do Destinatário:

Mensagem: