NOTÍCIAS
Diminuir Texto Aumentar Texto    Enviar por E-mail Imprimir
Produtos para mama
Fonte: Site Público
14/11/2011

Produto usado para dar volume a mama pode dificultar interpretação das mamografias

A autoridade que regula o sector do medicamento alertou hoje que a aplicação de um produto usado para dar volume em partes do corpo, como a mama, pode dificultar a interpretação de mamografias devido a nódulos resultantes desta administração.


Em causa está o gel injectável à base de ácido hialurónico, usado em Portugal há cerca de três anos para fins estéticos, nomeadamente o melhoramento do volume e contorno da superfície corporal.

Além da administração em zonas corporais como nádegas, lábios, rosto, entre outros, o produto também é aplicado na mama.

Mas por se tratar de um produto que é absorvido pelo organismo – uma vez que simula uma substância que é produzida pelo corpo humano (o ácido hialurónico, que compõe a maior parte do corpo vítreo) – é necessária a repetição da sua aplicação.

Esta reaplicação revela-se “um gesto invasivo e traumático, susceptível de causar inflamação local” (nódulos), segundo nota do Infarmed.

“A presença deste tipo de nódulos poderá dificultar a interpretação do exame radiográfico do tecido mamário (mamografia)”, alerta uma nota deste organismo do Ministério da Saúde.

Perante esta situação, a autoridade que regula o medicamento elaborou um conjunto de “precauções especiais”, nomeadamente “a realização de um exame mamário completo prévio à administração deste tipo de produtos e um seguimento anual igualmente rigoroso”.

O Infarmed defende que as pacientes sejam “informadas para seguirem os procedimentos de rastreio normais de cancro da mama, conforme recomendado pelo respectivo médico ou autoridades de saúde locais”, bem como a “administração do produto por “médico especialista habilitado para o efeito”.

“As pacientes devem informar o radiologista sobre os respectivos implantes mamários realizados, antes de efectuarem a mamografia”, lê-se na nota.

O Infarmed recomenda ainda que, caso se verifiquem dificuldades ao nível da interpretação da mamografia, poderá ser realizada ecografia mamária ou ressonância magnética com vista à obtenção de informação de diagnóstico adicionais”.



Nome:

E-mail:

Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 1ª Região - SRTVN QD 701, Ed. Brasília Radio Center, Ala A, 2º Andar, Sls. 2060, 2061 e 2062 - Asa Norte – Brasília/DF - CEP: 70.719-900 - (61) 3328-4228 / 3328-0689 - WhatsApp: (61) 9 8252-9275 - Redes sociais: @crtrdf. © 2024 - Todos os direitos reservados - Produzido por Guinaweb - Ateliê Designer

Nome:

E-mail:

Mensagem:


 

Nome:

E-mail:

Tipo:


 

Este espaço é dedicado para você que estã diante de uma situação de irregularidade ou exercício ilegal da profissão e quer denunciar para que apuremos o fato e os infratores sejam punidos. Para denunciar, pedimos que você se identifique e preencha os dados abaixo. Garantimos o sigilo total dos seus dados, apenas exigimos a identificação para evitar denúncias infundadas e trotes.
Nome:

E-mail:

Telefone:

Cidade:

Estado:

Descrição da denúncia (relacione todas as informações que tem sobre a situação, como nomes, endereço, telefones, infrações etc. Cada detalhe nos ajuda a investigar e punir quem exerce ilegalmente a profissão ou não cumpre as normas de segurança da área)

 

Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Destinatário:

E-mail do Destinatário:

Mensagem: